Quem é o culpado pela conexão lenta?
Se por um lado os equipamentos que nos rodeiam quebram nosso galho ao realizarem tarefas chatas e repetitivas, por outro dão uma bela dor de cabeça quando resolvem se “rebelar”. E quem usa computadores conectados à web sabe o quanto é chato quando um site leva muito mais tempo para abrir do que de costume, ou o download de um arquivo demora bem mais do que deveria.
A tendência é que os usuários menos experientes joguem a culpa no computador, no sistema operacional, na rede doméstica com ou sem fio (quando ela existe, é claro) e/ou no provedor de acesso à internet. Afinal, são os itens que estão no raio de visão. Não que seja impossível ocorrer problemas técnicos no PC (ou em algum software) que possam fazer com que a conexão fique lenta, mas a probabilidade de que isso aconteça é mínima quando comparada às inúmeras variações que acontecem entre a porta de comunicação do seu PC e o site que você está querendo acessar. Resumindo: quando a web fica lenta, os últimos suspeitos são seu computador, o Windows ou qualquer outro software.
Caso você use um roteador Wi-Fi para se conectar à web, terá ainda mais um fator importante para levar em consideração. Como utiliza as ondas de rádio para fazer a ponte entre o PC e a internet, ele pode sofrer interferências de outros equipamentos, como fornos de microondas e telefones sem-fio, por exemplo. Por isso, é recomendável manter o roteador longe deles. E se você usa um notebook e resolver ir para outro ponto da casa, saiba que quanto maior o número de paredes que separar você do roteador, menor será a velocidade de troca de dados entre eles?
Nos passos abaixo, você pode identificar problemas básicos de conexão de rede por meio da ferramenta de diagnóstico do Windows.
Clique com o botão direito sobre o ícone correspondente à conexão de rede, depois clique normalmente em Solucionar Problemas.
Isso feito, o aplicativo vai tentar detectar o que está acontecendo de errado com a conexão. Caso encontre algum erro, ele vai te informar os passos necessários para a solução, como desligar e religar o roteador Wi-Fi ou mesmo o modem.
Outra possibilidade é que tenha ocorrido alguma falha na rede de seu provedor de acesso à internet. Confira qual a velocidade que contratou e faça um teste de velocidade da sua conexão. Um dos sites mais conhecidos é o RJNet e seu Velocímetro.
Caso queira se aprofundar nesse assunto, acesse o site de Windows para informações mais.
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Fonte: Windows Blog
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