Versão 'Release Candidate' do Linux Mint 15 ganha gerenciador de drivers
O site oficial do Linux Mint anunciou o lançamento de uma versão “Release Candidate” do Mint 15, de codinome “Olivia”. Dentre as novidades, estão atualizações dos ambientes de desktop Mate e Cinnamon, uma tela de login que pode ser personalizada com temas em HTML5 e também novas aplicações para o gerenciamento de software e drivers.
Diferente do Ubuntu, que vem com o ambiente de trabalho Unity, os usuários do Linux Mint podem escolher entre as duas opções principais: Mate e Cinnamon. E é exatamente nesse último, que estão boa partes das novidades.
No Cinnamon 1.8, o gerenciador de arquivos Nemo teve sua interface de usuário fortemente modificada e o comportamento foi adaptado para integrá-lo melhor com o ambiente. Esta edição do sistema conta com a chegada do centro de controle do Cinnamon para substituir o do Gnome e, assim, fornecer um novo lugar para coordenadar as configurações do SO. Já o Mate apresenta melhorias para o gerenciador de arquivos, o alternador de espaço de trabalho, notificações e gestão de janelas.
Uma das principais inovações do Mint 15 é a chegada de duas ferramentas. O "Fontes de software" (ou “MintSources”) vem para substituir o anterior software-properties-gtk e ocupar a função de gerenciador de repositórios de programas do ambiente. Já o "Gerenciador de Driver" (ou “MintDrivers”) vem para tentar simplificar o processo de gerir drivers.
Linux Mint 15 tem como base as versões mais recente do Ubuntu. Este “Release Candidate” já é uma preparação para o lançamento da edição final do sistema operacional. Existe também uma baseada em Debian, que é liberado em uma base “semi-rolling” (atualização constante) - enquanto a baseada no Ubuntu espelha o ciclo de seis meses de lançamento do SO.
Fonte: Techtudo
Category: Atualidade, Linux
0 comentários