Otimize seu disco rígido
Se seu disco rígido já não está tão rápido como na época em que você comprou seu computador, e alguns jogos e filmes estão rodando com lentidão, não significa que sua máquina está com algum problema. Na verdade, a solução para este pequeno empecilho é bem simples. Seu computador, provavelmente, deve estar precisando de uma desfragmentação de arquivos no sistema.
Como o Windows sempre pensa em você, o próprio sistema operacional já vem com um programa para fazer essa desfragmentação: é a opção Otimizar Unidades. Assim, você vai garantir um melhor desempenho do seu computador e a otimização do seu disco rígido.
Por padrão, no Windows o recurso Otimizar Unidades, – que nas outras versões do Windows era chamado de Desfragmentador de Disco – é executado automaticamente uma vez por semana. Porém, você também pode otimizar unidades no seu computador manualmente, afinal alguns dias de navegação e downloads já acumulam vários arquivos fragmentados, que podem diminuir o desempenho do seu computador.
Então, para otimizar manualmente seu disco rígido, siga os seguintes passos:
1. Abra o programa Otimizar Unidades passando o dedo pelo meio da borda direita da tela, tocando em Pesquisar (ou, se estiver usando um mouse, apontando para o canto direito superior da tela, movendo o ponteiro do mouse para baixo e clicando em Pesquisar), digite Desfragmentar na caixa de pesquisa, depois toque ou clique em Configurações e em Desfragmentar e otimizar as unidades.
2. Na janela que abrirá, toque ou clique na unidade que você deseja otimizar.
3. Para determinar se a unidade precisa ser otimizada, toque ou clique em Analisar. Talvez seja solicitada uma senha de administrador, ou que você confirme sua opção. Depois que o Windows terminar de analisar a unidade, verifique a coluna Status atual para ver se você precisa otimizar a unidade. Se a unidade estiver mais de 10% fragmentada, convém otimizá-la agora.
4. Toque ou clique em Otimizar. Talvez seja solicitada uma senha de administrador ou que você confirme sua opção.
A otimização de uma unidade pode levar algum tempo (minutos ou horas), tudo depende do tamanho da unidade e do nível de otimização necessária. Mas você pode continuar a usar seu computador normalmente durante o processo.
E depois que acabar é só aproveitar a agilidade do seu computador novamente!
Fonte: Windows Blog
Category: Dicas
0 comentários