12 dicas para usar o teclado e o mouse com segurança
Provavelmente, você usa o computador diariamente por várias horas seguidas. Seja no trabalho, na escola ou em casa, a posição é quase sempre a mesma, não importa se você está jogando ou montando uma apresentação. Por causa desses movimentos repetitivos, os tendões dessas áreas podem sofrer alguns processos inflamatórios que podem resultar em uma tendinite.
Mas não é complicado evitar as chamadas Lesões por Esforço Repetitivo (L.E.R.), uma série de doenças que surgem com a repetição de movimentos por longos períodos de tempo. Como estamos sempre usando o teclado e o mouse, elas costumam atacar as mãos, pulsos e braços. Porém, há casos mais complicados que envolvem dores na coluna, pescoço e até nas pernas. Por isso, hoje o passo a passo é sobre hardware, e não software.
Para começar, procure se sentar com a coluna e o pescoço alinhados verticalmente, com os braços e mãos levemente suspensos, como se estivessem “flutuando” sobre o teclado e o mouse. E faça uma pausa a cada 15/20 minutos.
Pronto? Agora siga as dicas abaixo. Assim, você pode evitar boa parte dos problemas causados pela má postura diante do computador. No entanto, sugerimos que procure um médico caso costume sentir dores, mesmo que de baixa intensidade, durante os períodos em que usa o computador, ok?
Cuidados no uso do mouse:
1. Coloque o mouse no nível do cotovelo. Os antebraços devem ficar relaxados na lateral.
2. Não comprima ou aperte com força o mouse. Segure-o levemente.
3. Mova o mouse articulando o braço em torno do cotovelo. Evite arquear o punho para cima, para baixo ou para os lados.
4. Clique no botão do mouse com um leve toque.
5. Mantenha os dedos relaxados. Não os deixe pairando sobre os botões.
6. Quando não estiver usando o mouse, não o segure.
Cuidados no uso do teclado:
1. Coloque o teclado no nível do cotovelo. Os antebraços devem ficar relaxados na lateral.
2. Centralize o teclado na sua frente. Se ele possuir um teclado numérico, use a barra de espaços como ponto central.
3. Digite com as mãos e os punhos suspensos sobre o teclado, para que você possa usar o braço inteiro para alcançar as teclas distantes, em vez de esticar os dedos.
4. Evite descansar as palmas ou os punhos em qualquer tipo de superfície enquanto digita. Se o teclado tiver um descanso para os punhos, use-o somente durante as pausas na digitação.
5. Enquanto digita, toque nas teclas com leveza e mantenha os punhos retos.
6. Quando não estiver digitando, relaxe os braços e as mãos.
Fonte: Windows blog
Fonte: Windows Blog
Category: Dicas
0 comentários